Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

#Festival de Canto de Coral é proposto por vereador em Juína

Data: Quarta-feira, 07/11/2018 08:14
Fonte: Cleber Batista JNMT
Foto: Reprodução

O Vereador Ivo Pedro (PSB) fez uma solicitação ao poder executivo para que promova ações de fomento ao canto coral com a possível realização de um Festival de Canto Coral.

Para o vereador o evento deve ter caráter visando proporcionar intercâmbio cultural, integração entre cantores e regentes, aprimoramento técnico por meio de oficinas, palco de excelência para apresentações dos participantes e grande coro e formação de plateia.

“O evento pode ser uma vitrine, que mostre os talentos valiosos e proporcione opção de lazer e entretenimento ao público das mais diferentes faixas etárias e gostos musicais”, observou Ivo.

A realização do Festival tem de ter como foco elemento de reconhecimento e valorização dos vários regentes, maestros e coristas. O festival e suas ramificações (oficinas) como ferramenta para aprimoramento e uma importante ação provocadora para formação de novos corais: nas escolas, empresas, instituições pública, entidades de classe, centros de convivência, associações, etc.

Para o vereador o surgimento de novos corais tem um ganho substancial, pois cantar em coral aguça a sensibilidade e traz diversos benefícios. A atividade de canto coral traz ganhos para pessoas de qualquer idade, em diferentes situações e ambientes.

“Quem canta seus males espanta”, diz o ditado. Apesar de antigo, o provérbio popular tem lá a sua razão. Mas, mais que uma válvula de escape para o estresse, à música pode traz outros benefícios.

O coral, por exemplo, oferece vantagens para crianças, adultas e idosas e ainda é capaz de ser uma ferramenta de integração e interação. Além disso, a prática pode servir também como terapia alternativa no tratamento de algumas doenças.

Confira, então, quatro benefícios que o canto em grupo pode trazer para pessoas de diferentes faixas etárias, nas mais diversas situações. O canto em grupo pode auxiliar na reabilitação de pessoas com afasia, um déficit geral da linguagem. Igualmente, considerando que estamos a três meses das festas de final de ano – Natal e Reveillon; Considerando que existem vários corais formados e em atividade nas igrejas, escolas e projetos culturais; Considerando que em breve será inaugurado a nova Praça da Bíblia espaço humanizado para dignamente acolher as famílias; Considerando que o projeto arquitetônico da Praça da Bíblia terá uma concha acústica (Palco), que coopera estruturalmente para evidenciar os talentos artísticos, culturais e esportivos.

Acreditamos que o fomento a esta pratica, só agregará valores com as demais ações eficazes realizadas pelo Departamento de Cultura de Juína, com apoio do Conselho Municipal de Cultura.

Por que não pensar após a consolidação desta etapa, empreender o Festival Regional de Corais, para promover maior alcance de intercâmbio cultural!

PUBLICIDADE