Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

#Manifestação de garimpeiros tranca avenida central de Aripuanã

Data: Terça-feira, 08/10/2019 11:18
Fonte: TOP NEWS
Foto: Reprodução

Centenas de pessoas fazem uma manifestação na manhã desta terça-feira (8) por ruas e avenidas de Aripuanã, no centro da cidade. O grupo, formado garimpeiros, protestam contra o fechamento do garimpo no município. Os manifestantes também querem ter acesso aos materiais deixado dentro da área de extração.

Conforme o senhor Antônio Vieira da Silva, que representa o sindicato dos garimpeiros (SINDMINÉRIO), são garimpeiros de toda região e seus objetivos, através da manifestação é trancar a avenida central da cidade, até que um representante da empresa Nexa e o delegado da Policia Federal compareçam para uma reunião com a classe.

“Estamos desesperados com toda essa situação, já aconteceu morte no garimpo, nosso maquinário está lá dentro e estamos com esse manifesto pacificamente, somos em torno de 2000 mil garimpeiros, estamos sem lugar para dormir, lugar para comer, sem dinheiro, famílias passando necessidades, devido nossas coisas estarem todas no garimpo. Queremos pedir ajuda da imprensa, da população em geral, a compreensão dos comerciantes, por impedir o acesso ao comercio deles. Vamos ficar aqui no centro até que resolvam dialogar com a gente”, disse Antônio Vieira.

A Polícia Federal desencadeou, na segunda-feira, 07 de outubro, a 2ª fase da Operação Trypes em ação conjunta com forças de segurança do Estado de Mato Grosso. Nome da operação deriva da palavra grega que significa ‘buracos’, que visa o fechamento imediato da atividade de extração ilegal de ouro em Aripuanã.

PUBLICIDADE