Portal JNMT
Portal JNMT
NOTICIAS

#Chineses devolvem visão a leopardo das neves que tinha catarata

Veterinários implantaram uma lente intraocular para recuperar a visão de 'Linghan', um macho de 11 anos que foi resgatado praticamente sem visão

Data: Sábado, 30/11/2019 07:45
Fonte: Fábio Fleury, do R7
Foto: Reprodução

Veterinários chineses anunciaram nesta semana que conseguiram devolver a visão a um leopardo das neves que não enxergava mais por causa da catarata. O animal, um macho de 11 anos que ganhou o nome de Linghan, passa bem.

A cirurgia, a primeira do tipo realizada em um leopardo das neves, aconteceu na última terça-feira (26) no zoológico da cidade de Xining, na província de Qinghai, no noroeste da China.

Na operação, que durou três horas, os veterinários removeram a catarata do olho direito de Linghan e implantaram uma lente intraocular. Ele deve recuperar totalmente a visão dentro de um mês.

Resgate e recuperação

Segundo a CNN, o diretor-assistente do zoológico de Xining, Zhang Qi Xin, contou que o leopardo foi resgatado no início do ano e estava muito magro, debilitado e sem visão nos dois olhos.

"Essa é uma cirurgia muito importante para ele se recuperar e sobreviver no nosso zoológico", explicou Zhang. "A experiência também será essencial para os resgates que faremos no futuro".

A catarata é uma doença que afeta o cristalino, a "lente" do olho, que vai ficando opaca. Existem cerca de 2.500 leopardos da neve na China atualmente.

PUBLICIDADE