sábado, 04 de julho de 2020

NOTÍCIAS

Data: Sábado, 11 de janeiro de 2020     Fonte: Por France Presse

#Terremoto de magnitude 5,9 atinge Porto Rico

Ilha foi atingida por fortes tremores nos últimos dias. Na terça, uma pessoa morreu.

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu Porto Rico neste sábado (11), o mais recente de uma série de tremores fortes que atingiram a ilha nos últimos dias, informou o Serviço Geológico dos EUA (USGS). Não há relatos de mortos e feridos.

O último movimento de terra ocorreu às 08h54 local (09h54 de Brasília), cerca de 14 km a sudeste de Guánica, uma cidade na costa sul da ilha do Caribe que já foi atingida com força pelos terremotos anteriores.

Na terça-feira, um terremoto de magnitude 6,4 deixou um morto e causou o colapso do serviço elétrico, além de danos a diferentes áreas.

A governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez Garced, declarou estado de emergência após o terremoto na terça-feira e neste sábado disse no Twitter que as autoridades da ilha trabalham para cuidar dos afetados na costa sul.

 

Sem risco de tsunami

 

O centro de informações sobre tsunamis do Pacífico no Havaí detalhou em uma declaração que "não há ameaça significativa de tsunami".

Porto Rico, um território americano, ainda está se recuperando do furacão Maria, que devastou a ilha há mais de dois anos.

Desde 28 de dezembro, uma série de tremores sacudiu a ilha. O tremor de 6,4 na terça-feira foi precedido por outros 5,8 e seguido por vários tremores secundários.

O terremoto deste sábado também foi seguido por uma série de movimentos de menor intensidade.