quarta, 26 de fevereiro de 2020

NOTÍCIAS

Data: Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020     Fonte: Cleber Batista JNMT

Secretaria realiza oficina sobre cultura de cacau e produção enxertia de mudas

A nova cultura é incentivada pela prefeitura através da secretaria de agricultura

A secretaria de agricultura do município de Juína está oferecendo a técnicos e agricultores uma oficina sobre o cultivo e enxertia de mudas de cacau.

As atividades práticas e teóricas ocorre no viveiro municipal da cidade, o secretário Joao Manoel disse que a oficina é uma idealização da secretaria em parceria com outras entidades.

O professor Cacildo Viana da Seplac ligada ao Ministério da Agricultura destacou o papel do órgão na ocasião da oficina realizada em Juína.

“Nosso objetivo aqui é falar um pouco sobre o cacau, a importância econômica, o que se pode gerar para o município e as pessoas começarem a entender a importância da lavoura cacaueira instalando aqui nesse município de Juína essa cultura”, destacou.

De acordo com Viana um hectare de cacau é capaz de produzir até 7 toneladas e isso pode girar um valor de até R$ 70 mil.

Seu Rubi Jordão tem tradição de produção em café e guaraná, mas aproveitou para conhecer um pouco mais sobre a cultura do cacau, para ele a oficina ajuda a esclarecer com técnicas coisas que ele aprendeu ainda quando era criança.

Por fim o técnico Eder Weber fez uma demonstração prática de como fazer uma enxertia, o procedimento é simples, porém depende de boa vontade e dedicação.