terça, 07 de abril de 2020

NOTÍCIAS

Data: Sexta-feira, 20 de março de 2020     Fonte: Cleber Batista JNMT

Três casos suspeitos de coronavírus são registrados em Castanheira

A informação foi divulgada pela secretaria de saúde do município
Reprodução

Pelo menos três casos suspeitos de coronavírus foram registrados no município de Castanheira – MT, a 45 km do município de Juína.

A informação foi confirmada através de Nota Explicativa divulgada às 18h00  desta sexta-feira (20) pela Secretaria de Saúde do município de Castanheira relatando a existência de três casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19) no município.

A nota assinada pela Secretária de Saúde, Ivania Vargens Tigre Weber destaca que os pacientes apresentam sintomas compatíveis de classificação de casos suspeitos pelo Ministério da Saúde.

Dos três casos suspeitos, dois pacientes são moradores no município de Castanheira e uma das pessoas  é moradora do município de Juína.

De acordo com informações apuradas pelo site JNMT todas as medidas estão sendo tomadas com base nas medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde, o texto da nota também lembra para toda a população sobre a necessidade de manter as medidas de higiene para evitar a propagação vírus.

Leia a nota na íntegra:

NOTA EXPLICATIVA nº 04/2020

A Secretaria Municipal de Saúde de Castanheira – MT, informa a população em geral que notificou na data de 20/03/2020, três casos suspeitos de COVID-19, por apresentarem sintomas compatíveis de classificação de casos suspeitos pelo Ministério da Saúde, sendo 02 casos suspeitos residente no município de Castanheira e um caso suspeito residente do município de Juína.

Todas as medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde estão sendo tomadas pela gestão Municipal – Secretaria Municipal de Saúde e acompanhadas pela SES/MT/CIEVS e SES/MT/ERS/JUÍNA.

Reforçamos à população que mantenham as medidas de higiene e etiqueta como forma de prevenir a propagação de vírus respiratórios.

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos a base de álcool.

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

- Evitar contato próximo com pessoas doentes.

- Ficar em casa quando estiver doente.

- Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocas com frequência.

Reforçamos a necessidade de evitar aglomerações de pessoas para atendimento efetivo nas Unidades de Saúde e principalmente na Unidade Pronto Atendimento. Solicitamos que permaneçam em suas residências e só compareçam as unidades de atendimento a saúde quando realmente necessário, para assim evitar a disseminação do vírus, e havendo necessidade de contato utilizar os números de telefones (66) 3581 1296 ou (66) 99621 2630.

Estamos vigilantes!

Castanheira-MT, 20 de março de 2020

Ivania Vargens Tigre Weber

Secretária Municipal de Saúde

 

https://www.castanheira.mt.gov.br/noticia/730/novo-coronavirus-nota-explicativa-n-04-da-secretaria-de-saude