segunda, 25 de maio de 2020

NOTÍCIAS

Data: Sábado, 04 de abril de 2020     Fonte: G1 MT

Governo compra 115 respiradores da China para leitos hospitalares em MT

Os aparelhos serão utilizados para ajudar os pacientes infectados pela Covid-19, que compromete os pulmões, a respirar.

O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou, nesta sexta-feira (3) que o estado comprou 115 respiradores, que já foram pagos e virão da China.

 

De acordo com o governador, essa é uma medida para preparar mais leitos de hospitais caso a transmissão da Covid-19 continue aumentando rapidamente.

"Nós estamos enviando documentos à empresa da China, para mostrar que quem está comprando os equipamentos é o governo, que representa a população e cuida da saúde pública, diferentemente alguém que está fazendo comércio internacional, neste momento, para que tenhamos prioridade", afirma.

Essa não foi a primeira compra do aparelho pelo estado. Segundo Mauro Mendes, a secretaria de Saúde estadual havia comprado, há 60 dias, 50 respiradores, de uma fábrica do Brasil. No entanto, o fornecedor, há poucos dias, informou que o pedido seria cancelado, sem apresentar alguma justificativa. Por isso, o estado foi atrás de outro fornecimento.

Ele explica que o governo está tomando medidas como essa para um possível aumento explosivo de casos. Ele usa como referência um estudo que aponta 4 mil casos confirmados em Mato Grosso, em 55 dias após a primeira confirmação.

Mendes reforça que o estudo é apenas uma projeção feita por cientistas, baseada nos dados estaduais relacionados aos gráficos de infecção da Itália, mas diz que quer deixar o estado o mais preparado possível para essa situação, caso ela aconteça.