quarta, 27 de maio de 2020

NOTÍCIAS

Data: Segunda-feira, 06 de abril de 2020     Fonte: RD News

MT contabiliza 76 casos confirmados da Covid-19; Cuiabá lidera o ranking - mapa

Reprodução

Em constante crescimento, o número de casos confirmados do coronavírus (Covid-19), em Mato Grosso, já chega a 76, de acordo nota informativa divulgada pela secretaria estadual de Saúde (SES), na tarde de hoje (6). Em 24 horas, foram 16 novos testes positivos. Cuiabá tem a maior quantidade de infectados pelovírus, sendo 43 deles. As notificações atestadas constam também dos dados do ministério da Saúde.

 

Na última nota técnica divulgada ontem pela SES, Mato Grosso tinha 60 confirmações da doença e 361 notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave, que pode ter a Covid-19 como diagnóstico. Quatro cidades já possuem transmissão local do novo coronavírus, são elas: Sinop, Cáceres, Tangará da Serra e São José dos Quatro Marcos. 

Ainda conforme dados da SES, Nova Monte Verde, deixou de aparecer na lista de municípios com transmissão comunitária ao lado de Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande, na região metropolitana, já que, após 14 dias da primeira infecção confirmada, novos casos não foram registrados. 

Duas pessoas de outros estados foram atendidas em Rondonópolis e Chapada dos Guimarães (a 64 km da Capital). Os pacientes de Sonora (MG) e São Paulo (SP) testaram positivo para Covid-19. Apesar da Prefeitura de Rondonópolis ter divulgado boletim com sete confirmações da doença na tarde de hoje, a sétima confirmação não consta na nota da SES e o município ainda aparece com seis. 

Várzea Grande (5), Tangará da Serra (4), Sinop (4), São José dos Quatro Marcos (2), Cáceres (2), União do Sul (1), Nova Mutum (1), Nova Monte Verde (1), Lucas do Rio Verde (1), Canarana (1), Campo Novo do Parecis (1), Aripuanã (1) e Alta Floresta (1) também registraram confirmações. 

Rodinei Crescêncio

MAPA coronav�rus - Dia 6 de Abril

O maior número de testes postivos ainda continua sendo de mulheres, sendo 61%. Os homens somam 39% dos infectados pelo novo coronavírus no Estado. A maior parte dos pacientes tem, em média, 44 anos. De acordo com gráfico da SES, 49 das 76 pessoas têm entre 36 e 55 anos. 

Um idoso mais de 81 anos também está entre os confirmados, assim como uma criança com menos de cinco anos e dois pacientes com idade entre seis e 18 anos. Ainda conforme a SES, 12 pessoas têm entre 19 e 35 anos. Na faixa etária de 56 a 80 anos são 11. O Laboratório Central do Estado (Lacem) possui 151 amostras ainda em análise. 

Primeira morte

A primeira morte causada pela Covid-19 em Mato Grosso foi registrada na madrugada de sexta (3), em Sinop, quando o gerente de supermercado Luiz Nunes, morreu no Hospital São Lucas.

A família acredita que ele foi infectado pelo vírus durante uma viagem a trabalho para Santa Catarina. Luiz ficou internado em uma UTI da unidade durante cinco dias após sentir dificuldade para respirar no domingo (2). Luiz fazia parte do grupo de risco, já que tinha diabetes tipo 2 e hipertensão. ​