quarta, 27 de maio de 2020

NOTÍCIAS

Data: Domingo, 17 de maio de 2020     Fonte: Assessoria PMJ

Urgente: Mais casos de coronavírus positivos foram registrados em Juína

Pelo menos 5 casos positivos e 8 outros suspeitos foram registrados segundo a PMJ
Ilustração da Net

ATENÇÃO JUÍNA!

Confira nota oficial da Prefeitura de Juína referente aos casos suspeitos de Coronavírus registrados neste final de semana.

A Secretaria Municipal de Saúde dará maiores detalhes durante a Live desta segunda-feira, 18 de maio, no facebook da prefeitura, às 18h30min. 

Confira na íntegra:

Na última sexta-feira, 15 de maio, a secretaria Municipal de Saúde coletou material de 08 pessoas na condição de SUSPEITAS DE COVID-19 em função de terem mantido contato com paciente confirmado pela doença. Todas estas pessoas foram submetidas a exames e colocadas em quarentena para aguardar a chegada do resultado dos mesmos que foram enviados paro o LACEN – Laboratório Central do Governo do Estado em Cuiabá.

TESTES RÁPIDOS

No final de semana, um servidor da prefeitura que atua na linha de frente de combate ao COVID-19, sentiu alguns leves sintomas e decidiu por conta própria, realizar o exame de TESTE RÁPIDO para COVID-19 em um laboratório particular de Juína, cujo resultado foi INCONCLUSIVO passível de confirmação. Seguindo os protocolos, o respectivo laboratório informou a Vigilância em Saúde sobre o fato.

Por medidas de segurança, algumas pessoas que atuam com maior proximidade deste servidor também passaram por testagem rápida, sendo que 02 (duas) delas apresentaram resultado POSITIVO em FASE DE CURA e 01 (um) deles apresentou resultado POSITIVO em FASE ATIVA, porém todos eles assintomáticos, ou seja, não sentem nenhum sintoma da doença.

Outro paciente que se encontra internado em um hospital privado, apresentou sintomas pra COVID-19. A equipe da Vigilância em Saúde foi até o hospital, realizou teste rápido e o mesmo Testou POSITIVO em FASE ATIVA. As pessoas de seu maior contato também foram examinadas,

sendo que uma delas TESTOU POSITIVO em FASE DE CURA, sendo ela assintomática, ou seja, não sente nenhum sintoma da doença.

Considerando que os testes rápidos servem apenas como triagem e não podem ser considerados como resultado final, a Vigilância em Saúde decidiu por submeter os pacientes mencionados acima à exames laboratoriais e envia-los ao LACEN para a confirmação. Sem a confirmação do LACEN, nenhum deles pode ser considerado POSITIVO de fato.

Considerando que entre os pacientes acima citados, há servidores do município que atuam dentro do prédio da prefeitura, o prefeito Altir

Peruzzo solicitou ao Corpo de Bombeiros a desinfecção de todos os ambientes, que já foi realizada ainda na tarde deste domingo, 17 de maio.

Outros ambientes cujos pacientes não tem relação com o poder público, também serão desinfectados.

Nesta segunda-feira, 18 de maio, o expediente na Prefeitura Municipal acontece de forma normal seguindo as devidas regras de segurança como já vinha ocorrendo.

IMPORTANTE: O LACEN só recebe material para exames de pacientes que apresentam sintomas confirmados por uma equipe de saúde local, ou que tenham mantido contato direto com pessoas testadas positivamente.

Os resultados dos 08 exames realizados na sexta-feira e dos 06 exames realizados no final semana deverão ser liberados pelo LACEN até a

próxima sexta-feira, 22 de maio. Enquanto isso, todos envolvidos permanecerão em quarentena/Isolamento.

https://drive.google.com/file/d/14shuPFF2xE4letQyQTB6KEMyxgVMAWmq/view?usp=sharing