JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

Juína tem classificação de risco "alto" para disseminação do vírus da Covid-19

Data: Terça-feira, 14/07/2020 11:11
Fonte: Raynna Nicolas HNT

O número de municípios classificados como risco muito alto para a Covid-19 caiu drasticamente nesta segunda-feira (13). Segundo levantamento atualizado da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) o número despencou pela metade em apenas três dias. No novo panorama da situação epidemiológica em Mato Grosso, apenas 16 municípios estão enquadrados no nível mais alto de contaminação. Até a última sexta-feira (10), eram 32.

Continuam classificados com risco "muito alto" para o novo coronavírus os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres, Primavera do Leste, Tangará da Serra, Sinop, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Colíder, Chapada dos Guimarães, Jaciara, Vila Rica, Porto Esperidião, General Carneiro, Barão de Melgaço e Rosário Oeste.

Por outro lado, desceram na classificação os municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Pontes e Lacerda, Querência, Nova Mutum, Guarantã do Norte, Sapezal, Tapurah, Campo Novo do Parecis, Vila Bela da Santíssima Trindade, Mirassol D’Oeste, Canarana, Poconé, Matupá, Pedra Preta e Alto Garças. De acordo com o novo boletim, os municípios são agora classificados com risco "alto" para a disseminação do vírus.

Também na classificação de risco "alto" estão Cláudia, Campo Verde, Nossa Senhora do Livramento, Feliz Natal,São José dos Quatro Marcos, Nobres, Juína, Ribeirão Cascalheira, Barra do Bugres, Campinápolis, Novo Mundo, Araputanga, Alto Paraguai, Rio Branco, Itaúba, Denise, Nova Monte Verde, Nova Olímpia, Nova Xavantina, São Pedro da Cipa, Nova Brasilândia, Santo Antônio do Leverger, Paranaíta, São Félix do Araguaia, São José do Rio Claro, Santo Afonso, Nortelândia, Nova Guarita, Castanheira, Apiacás, Cotriguaçu, Jauru, Salto do Céu, Brasnorte, Nova Nazaré e Ribeirãozinho.

As cidades classificadas no nível mais alto estão orientadas pelo governo estadual a adotar as medidas mais rígidas de isolamento social, como a quarentena obrigatória ou lockdown, com fechamento de todo o comércio não essencial e adoção de barreiras sanitárias. Já os municípios classificados com risco "alto" devem se prepara para decretar as medidas de confinamento total.

Casos de coronavírus em MT

Com 488 novas confirmações nas últimas 24 horas, Mato Grosso alcançou 29.279 casos confirmados de Covid-19 até a tarde desta segunda-feira (13). No total, são 1.105 óbitos por coronavírus no Estado. As 28 mortes que foram notificadas nesta segunda à Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) aconteceram entre os dias 11 de junho e 13 de julho, nas cidades de Conquista D'Oeste, Gaúcha do Norte, Várzea Grande, Cuiabá, Primavera do Leste, São José dos Quatro Marcos, Rondonópolis, Feliz Natal, Sorriso, Tangará da Serra, Juína, Cáceres e Campo Verde. 

Nas últimas 24 horas, surgiram 488 novas confirmações no Estado. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 247 internações em UTI e 350 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 89,8% para UTIs e em 51,4% para enfermarias.

 

O documento ainda aponta que um total de 31.383 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.637 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios.

(Com assessoria)