JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

Polícia Federal cumpre mandados em Cuiabá por fraude de R$ 330 milhões

Data: Quinta-feira, 23/07/2020 11:47
Fonte: Nortão Notícias

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (23), a Operação Amicus Regem, cujo objetivo visa cumprir dezoito mandados de busca e apreensão, nos municípios de Porto Velho, Brasília, Cuiabá, Itaituba (PA) e São Paulo.

Segundo informações, a ação teve início após a realização de uma investigação iniciada no final de 2016 com o objetivo desarticular organização criminosa composta por servidores públicos e particulares, especializada em fraudar processos judiciais de desapropriação de terras, causando prejuízo aos cofres do Incra, em razão do pagamento de indenizações da reforma agrária.

Durante apuração, foi identificado um grupo de empresários e advogados, que por meio de empresas e o pagamento de vantagens indevidas à servidores públicos do judiciário, fraudavam diversos processos judiciais relativos às desapropriações de imóveis rurais no estado.

Segundo investigações, foram identificadas fraudes na documentação dos terrenos, bem como as avaliações dos imóveis, alvo dos questionamentos em Juízo, realizadas pelo perito judicial, eram até 600% maiores do que o seu valor de mercado, comprovando superavaliações.

Nos processos investigados, foi comprovado que foram pagos cerca R$330.000.000,00 (trezentos e trinta milhões de reais) em indenizações de reforma agrária, realizadas por meio de precatórios, alvarás judiciais e títulos da dívida agrária, valor esse objeto de bloqueio determinado pela Justiça Federal.