sábado, 15 de agosto de 2020

NOTÍCIAS

Data: Sexta-feira, 31 de julho de 2020     Fonte: JNMT/Assessoria

Assessoria anuncia volta às aulas na próxima segunda (03) em Juína e Juruena

Os alunos irão acompanhar as aulas eletronicamente através dos aplicativos
Ilustração da net

A Secretaria de Estado de Educação representada pela Assessoria Pedagógica no Município de Juína, no uso de suas atribuições através da Assessora Pedagógica, professora Eliane Pinheiro Ferreira Maciel. Diante da crise sanitária que assola o Estado de MT, o Brasil e o mundo, provocada pela pandemia do COVID 19.

Amparada no Decreto Governamental Nº 407, de 16 de março de 2020, determinou a suspensão das aulas e a antecipação do recesso escolar do meio do ano, no período de 23/03/20 a 05/04/20, em razão da pandemia e na  Medida Provisória Nº 934, do Poder Executivo Federal, de 1º de abril de 2020, novos encaminhamentos vislumbraram-se, em razão da flexibilização dos 200 dias letivos, mantendo-se, contudo, o cumprimento da carga horária de 800h.

Amparada ainda, pelo Parecer Nº 05/2020, do Conselho Nacional de Educação, ao que dispõe o Decreto Governamental Nº 510, de 03/07/2020, sobre a manutenção da suspensão das aulas presenciais no âmbito da rede pública de ensino que estabelece à SEDUC, no Art. 2º, apresentar, ao Gabinete de Situação, plano estratégico de retorno das atividades escolares presenciais, fundamentado em estudos e levantamentos técnicos e a Resolução Nº 03/2020, do CEE/MT, que orienta quanto aos procedimentos a serem adotados pelas mantenedoras e suas unidades educacionais, a Secretaria de Estado de Educação propõe a elaboração do Plano Estratégico de Volta às Aulas, com diretrizes orientadoras para as Unidades Escolares na formulação de seu Plano Pedagógico Estratégico de atendimento aos estudantes, com atividades NÃO PRESENCIAIS.

A Assessora Pedagógica Eliane Pinheiro Ferreira Maciel. Informa aos pais /ou responsáveis e estudantes que o retorno das aulas remotas, terá início, nesta segunda-feira, dia 03 de agosto, conforme o Calendário Escolar das Unidades Escolares Estaduais dos Municípios de Juína e Juruena.

As aulas serão disponibilizadas na plataforma digital Aprendizagem Conectada (online) e Gestão Escolar encaminhará a planilha em Excel, com o código de cada estudante, é fundamental que os estudantes com conectividade recebam seu código para gerar o login de acesso para o Teams.

Os alunos irão acompanhar as aulas eletronicamente através dos aplicativos e na Plataforma Microsoft Teans. Para aqueles alunos que não possuem nenhum acesso à internet as aulas serão (off-line) e as Escolas Estaduais fornecerão atividades impressas que serão entregues conforme cronograma da unidade escolar que o estudante encontra-se matriculado, com o objetivo a evitar a aglomeração.

Todas as atividades terão acompanhamento dos professores e registros das atividades realizadas pelos alunos e a frequência para cômputo será registrado no sistema Sigeduca on line pelos professores lotados nas turmas de alunos matriculados no ano letivo de 2020.

A previsão para término do ano letivo de 2020 conforme a ficha técnica SEDUC-MT, está previsto para 26 de fevereiro de 20201 Escolas de 1º Calendário e dia 30 de março de 2021 Escolas de 2º Calendário. As aulas presenciais têm previsão para o retorno no mês de novembro dependendo da estabilização e/ou diminuição por contaminação do COVID 19.

O acesso, acompanhamento e realização diária das atividades escolares serão obrigatórias para todos os alunos matriculados nas Escolas Estaduais dos Municípios de Juína e Juruena.

Solicitamos a colaboração de todos os envolvidos no processo da Educação, nesse momento difícil de pandemia, que estamos vivenciando, onde as mudanças são inegavelmente necessárias, então vamos nos unir nesse propósito, cada instituição engajada no novo Plano Pedagógico Estratégico de Atendimento Escolar, onde cada segmento envolvido no processo de ensino aprendizagem possa compreender sua função, conforme sua atribuição sejam eles, gestores, professores, pais e /ou responsáveis e estudantes.  Porque “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES” e venceremos todos os desafios no decorrer do processo, através da busca do conhecimento e a força de vontade de querer aprender e ensinar, com objetivo de garantir a proficiências de todos os estudantes da rede.

Veja o documento em anexo logo abaixo: