quinta, 24 de setembro de 2020

NOTÍCIAS

Data: Terça-feira, 15 de setembro de 2020     Fonte: RD News

PF faz operação para apurar fraudes no Ibama em MT e no PA

Reprodução

A Policia Federal deflagrou na manhã desta terça (15) a Operação Tokens com o objetivo de combater crimes contra o meio ambiente em Mato Grosso. O foco da investigação são fraudes nos certificados digitais. A operação é coordenada por Brasília.

No total foram constatados 122 desembargos irregulares em nome de 54 pessoas, entre fiscais ou jurídicas, realizados por uma quadrilha composta por pelo menos 7 pessoas. E o prejuízo causado pelos criminosos gira em torno de R$ 150 milhões.

A PF cumpre ordens judiciais em 29 cidades de nove unidades federativas: Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal. São 5 mandados de prisão e 48 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal do Distrito Federal.

Em Mato Grosso são cumpridos mandados em Primavera do Leste, Itanhangá, Marcelândia, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Rondonópolis e Guarantã do Norte.

O RDNews apurou que, entre 2017 e meados de 2018, um grupo criminoso obteve certificados digitais (tokens) de fiscais, gerentes e gestores do Ibama por meio de fraude documental, com uso de dados de servidores e objetivo de adulterar, ilícitamente, sistemas do órgão ambiental.

De acordo com a PF, as fraudes beneficiaram proprietários rurais e empresários do ramo de exploração florestal e agropecuária com áreas embargadas no Pará e em Mato Grosso.