quarta, 21 de outubro de 2020

NOTÍCIAS

Data: Domingo, 18 de outubro de 2020     Fonte: Lázaro Thor Borges- Gazeta Digital

Mauro tem aprovação de 57% dos cuiabanos

Reprodução

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), é aprovado por 57% da população cuiabana, conforme mostra pesquisa do Instituto Gazeta Dados, realizada de 8 a 10 de outubro. Este percentual se refere à forma como Mendes vem administrando o Estado. Em relação ao governo, o democrata também possui avaliação positiva de 40%, apontada pela população considerando-se as indicações de boa e ótima. (veja os gráficos)

No questionário, 37% dos entrevistados classificam a gestão do governador como boa e 3% como ótima. Outros 41% dos entrevistados como regular, 8% péssimo, 9% ruim e 2% não souberam ou não responderam. Na totalização dos índices, a avaliação positivada agregada do governador chega a 40%, a regular soma 41% e a negativa é de 17%.

Ainda sobre o questionamento em relação à forma de conduzir o governo, 33% afirmaram desaprovar a gestão e 10% não souberam ou não responderam a pergunta.

A pesquisa foi registrada com o número MT-02575/2020 na Justiça Eleitoral. A abordagem utilizada consistiu na aplicação de uma amostragem aleatória representativa da população de Cuiabá, com adequação espacial com base em dados do IBGE e do cadastro eleitoral do TSE.

A realização da pesquisa contou com uma amostra por quotas proporcionais às características da população, como zona residencial, sexo, idade, escolaridade e renda familiar. A amostra foi definida a partir de dados do eleitorado. Foram feitas mil entrevistas no período.

O intervalo de confiança estimado é de 95%. O que significa dizer que se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados seriam iguais a estes. A margem de erro estabelecida é de 3%, para mais ou para menos. Isso indica que se um candidato aparece com 25% das intenções de voto, por exemplo, o intervalo considerado seria de 22% a 28%.