JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

Investimentos para economia de energia em MT ultrapassaram 18 milhões

Data: Quinta-feira, 21/01/2021 18:47
Fonte: Folha Max

Para implementar os projetos que de Eficiência Energética previstos em 2020, a Energisa driblou os impactos provocados pela pandemia e entregou para algumas regiões do estado importantes obras realizadas pelo Programa de Eficiência Energética da Energisa (PEE). Foram mais de 18 milhões investidos em todo em Estado nestas ações. Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os projetos preveem a substituição de equipamentos antigos por novos, aptos ao consumo mais eficiente de energia elétrica. Essa mudança de comportamento é essencial para a preservação do meio ambiente, além de colaborar para a economia financeira.

Com as ações adaptadas para atender as recomendações das autoridades sanitárias, o programa de Eficiência Energética atuou em duas frentes: projetos de eficientização e o Nossa Energia, que ficou com as unidades móveis paradas durante a pandemia e trabalhou em um formato diferenciado para continuar promovendo economia e o uso adequado de energia elétrica.

Em 2020, os projetos de eficientização aprovados tiveram como foco melhorias nas redes de iluminação pública de dez municípios, substituições de lâmpadas em universidades, escolas, órgãos públicos e no Ginásio Aecim Tocantins. Foram substituídas mais de 22.900 lâmpadas na tipologia de Poder Público.

Receberam investimentos para modernização da iluminação das vias as cidades de Cuiabá, Alta Floresta, Nobres, Nova Lacerda, Diamantino, Campo Verde, Tangará da Serra, Nova Mutum, Jauru e Sapezal.  Nessa frente, foram 4,9 mil pontos de iluminação pública trocadas (foram alvos das trocas iniciadas em 2020) e enviados para descarte ecologicamente correto.

Investimentos em educação, esportes e órgãos públicos

Em educação e esporte, R$ 3,6 milhões foram investidos na substituição de 11 mil lâmpadas (no total de todos os projetos), e em algumas unidades, na instalação de usinas fotovoltaicas e na troca de aparelhos de ar-condicionado. Tiveram projetos realizados a Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Cuiabá, Campus Rondonópolis e Campus Pontal -, as escolas estaduais CEJA Antônio Cesário, Adalgisa de Barros, Heliodoro Capistrano da Silva, Presidente Médici, Irene Gomes de Campos e Liceu Cuiabano, e o Ginásio Aecim Tocantins.

Os órgãos públicos também receberam investimentos para terem mais economia no uso de energia elétrica. A Procuradoria e a Promotoria de Justiça tiveram obras para economia no consumo de energia no montante de R$ 857 mil. Já a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) teve 7.408 lâmpadas trocadas com investimentos de cerca de 741 mil reais.

Nossa Energia muda temporariamente

O projeto Nossa Energia, conhecido por percorrer o Estado com três unidades móveis, teve as ações adequadas ao momento em 2020 e com a necessidade de parar os caminhões, continuou a promover o uso adequado de energia elétrica com a substituição de equipamentos elétricos antigos por outros com selo PROCEL de economia de energia para clientes de baixa renda em Cuiabá e em seis instituições filantrópicas de Mato Grosso: Fundação Abrigo Bom Jesus (Cuiabá), Lar dos Idosos São Vicente de Paulo (Várzea Grande), Casa do Adolescente (Tangará da Serra), Centro de Reabilitação Louis Braille (Rondonópolis), Lar Servas de Maria (Cáceres) e Centro de Restauração de Vidas Ebenezer (Sinop).

“Entre os objetivos do Programa de Eficiência Energética estão a melhoria do consumo energético da unidade, a disseminação de hábitos mais eficientes e uso adequado de energia elétrica, e consequentemente a melhoria na qualidade dos ambientes, proporcionando bem-estar onde as ações são realizadas”, comenta Alex Fabiano Souza Silva, analista de Eficiência Energética da Energisa Mato Grosso.