Mato Grosso deve receber neste domingo (24) mais 24 mil doses da vacina contra Covid-19, do Ministério da Saúde, na segunda fase da campanha. A vacina de Oxford foi liberada neste sábado (23) pela Fiocruz.
A informação consta no documento do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, que pauta a distribuição das vacinas em todo o país.
Depois da chegada no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, a carga de vacinas será escoltada por agentes da Polícia Federal até o Centro de Distribuição do governo do estado.
Quando a vacina chegar no Centro de Distribuição será feita a separação do medicamento para o envio aos municípios.
Todo o processo irá obedecer o grupo prioritário estipulado pelo Ministério da Saúde. Além disso, a secretaria também deverá analisar a quantidade de vacinas pelo número de pessoas desse grupo, já que o total enviado nesse momento para o estado não é suficiente para atender toda a demanda.
O governo de Mato Grosso fez um Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 em Mato Grosso e prevê, caso necessário, o apoio de seis aeronaves do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).
Com o objetivo de promover a adequada logística da vacina, com segurança, efetividade e equidade, a SES vai ampliar a Rede de Frio Estadual e já viabiliza uma Central Estadual e mais quatro Centrais Regionais (Barra do Garças, Cáceres, Rondonópolis e Sinop), assim como a aquisição de equipamentos de refrigeração e frota adequada para distribuição terrestre. O investimento estimado é de R$ 2,2 milhões.
A escolta dos materiais até os 14 polos de distribuição será feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), além das Polícias Federal e Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa. Nos casos em que for necessário, o Ciopaer disponibilizará sua frota aérea para dar celeridade à distribuição.