sábado, 08 de maio de 2021

NOTÍCIAS

Data: Sexta-feira, 30 de abril de 2021     Fonte: G1 MT

Cuiabá receberá 7.020 doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 e deve iniciar aplicação imediatamente

Nesta primeira remessa, os estados receberão apenas o quantitativo das primeiras doses, para uso imediato. Até o momento, não há data oficial para o envio deste primeiro lote de vacina.
Reprodução

Mato Grosso receberá 7.020 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19. A distribuição nacional é feita pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de intensificar a Campanha Nacional de Vacinação.

O imunizante fabricado pelo laboratório Pfizer apresenta uma série de especificidades. As doses chegaram ao país em câmaras que mantiveram a temperatura em -70ºC.

A eficácia da vacina Pfizer está estimada em 95% e o período para a aplicação da segunda dose é de até 21 dias. Nesta primeira remessa, os estados receberão apenas o quantitativo das primeiras doses, para uso imediato. Até o momento, não há data oficial para o envio deste primeiro lote de vacina.

O Ministério da Saúde reteve as unidades destinadas à segunda dose e encaminhará futuramente aos estados.

Para o armazenamento descentralizado do imunobiológico, é necessário um freezer que mantenha a temperatura entre -25ºC e -15ºC. Nesta média, as ampolas podem ser armazenadas por até 14 dias.

Contudo, o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde do Estado, Juliano Melo, esclarece que as doses têm resistência de cinco dias se preservadas entre 2ºC e 8ºC.

Cuiabá

O Hospital Geral e Maternidade de Cuiabá ficará responsável pelo armazenamento das vacinas da Pfizer/BioNtech. As vacinas ficarão armazenadas em um ultrafreezer com temperatura até -86°C que fica no Laboratório de Imunogenética e Biologia Molecular da unidade hospitalar.

A vacina da Pfizer tem registro da Anvisa para uso definitivo no país. O acordo entre a farmacêutica e o Ministério da Saúde prevê cem milhões de doses entregues em 2021.

O Ministério da Saúde declarou que está no processo de compra de 183 ultracongeladores para garantir essas temperaturas baixíssimas. E que os primeiros 30 devem ser entregues aos estados em junho.