sábado, 23 de outubro de 2021

NOTÍCIAS

Data: Sexta-feira, 24 de setembro de 2021     Fonte: G1

Erupção de vulcão se intensifica nas Canárias, e mais 3 cidades são evacuadas

Reprodução

Autoridades da ilha de La Palma, na Espanha, ordenaram nesta sexta-feira (24) a evacuação das cidades de Tajuya, Tacande de Abajo e da parte de Tacande de Arriba devido à erupção do vulcão nas Canárias.

Os serviços de emergência ordenaram inicialmente que os moradores dessas cidades ficassem em casa, mas a orientação mudou devido à intensificação da atividade vulcânica no parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha.

O Instituto de vulcanologia das Canárias disse na quinta-feira (23) que a nuvem de gás tóxico e cinzas já se estende por mais de 4 quilômetros no céu.

Voos cancelados

As companhias aéreas espanholas Iberia e Binter anunciaram nesta sexta que cancelaram alguns voos para La Palma devido ao vulcão (embora o espaço aéreo da ilha continue aberto).

"A evolução da nuvem de cinzas nos últimos dias forçou a companhia aérea a mudar sua programação, a partir de hoje, sexta-feira, 24 de setembro, cancelando voos para a ilha à noite", anunciou a Binter em um comunicado.

A companhia aérea não especificou quantos voos serão afetados. Já a Iberia anunciou que cancelou um voo na tarde de hoje.

Vulcão em erupção

O vulcão entrou em erupção no domingo (19) nas Ilhas Canárias, um território espanhol no Oceano Atlântico, e forçou a evacuação de milhares de pessoas.

As lavas descem lentamente do Cumbre Vieja, mas já destruíram 320 construções e 154 hectares de terra até o momento e continua seu caminho em direção ao mar.

A lava pode gerar gases tóxicos se chegar ao Atlântico, e especialistas dizem que a erupção vulcânica e suas consequências podem durar até 84 dias.