domingo, 05 de dezembro de 2021

NOTÍCIAS

Data: Terça-feira, 28 de setembro de 2021     Fonte: G1 MT

25 aldeias ficam sem energia elétrica em Brasnorte e indígenas perdem alimentos e remédios

Reprodução

Vinte e cinco aldeias indígenas estão sem energia elétrica na região de Brasnorte, a 580 km de Cuiabá. O cacique Nilo Amuã, da Aldeia Primavera, do povo Rikbaktsa, informou que os indígenas estão sem energia desde essa segunda-feira (27), mas que o caso tem sido recorrente.

"Quando a energia cai, demora muito pra voltar, às vezes 48 horas. Nos casos mais extremos, temos aldeias que ficaram quase uma semana sem eletricidade", relata.

A Energisa informou que está avaliando a situação para tomar as devidas providências e atender a região, que é de difícil acesso.

O cacique conta que os indígenas estão perdendo alimentos na geladeira e produtos perecíveis e que o problema está acontecendo há cerca de três semanas. "É uma dificuldade imensa para todos nós que moramos em Brasnorte. Pagamos energia, mas estamos perdendo muitas coisas. Começa a chover, a chave abre e ficamos sofrendo sem eletricidade", diz.

Ele relata que mesmo a equipe da concessionária Energisa indo fazer o trabalho de religamento, no outro dia o problema volta, mas que há também as aldeias em que a concessionária não atendeu os chamados.

A comunidade vem perdendo medicação e vacinas na geladeira também. "Andei 12 km a pé para chegar no telefone público e ligar para a Energisa. Protocolamos as reclamações, passamos unidade consumidora. Mas ainda não conseguiram resolver o problema", informa.