JNMT - A credibilidade da notícia
NOTÍCIA

Polícia Federal pede prisão do padre Robson de Oliveira

O padre é alvo de investigação do Ministério Público desde ano passado por suspeitas de lavagem de dinheiro de doações
Data: Sexta-feira, 19/11/2021 20:46
Fonte: R7

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) recebeu nesta quinta-feira (18) o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Federal contra o padre Robson de Oliveira Pereira que era reitor do Santuário Divino Pai Eterno, em Trindade (GO). Ele é alvo de uma investigação do Ministério Público desde ano passado por suspeitas de lavagem de dinheiro de doações feitas por fiés à paróquia. O pedido foi protocolado na quarta-feira (17) e está a cargo do relator ministro Benedito Gonçalves que ainda não decidiu se vai acolher a demanda. 

A denúncia é fruto das investigações conduzidas pela Operação Vendilhões, que apurou desvios na Afipe (Associação Filhos do Pai Eterno). O Ministério Público de Goiás deflagrou a operação em agosto do ano passado para investigar supostos crimes de organização criminosa, apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e sonegação fiscal envolvendo diretores de entidades religiosas - Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), Associação Filhos do Pai Eterno e Perpétuo Socorro e Associação Pai Eterno e Perpétuo.

 

Com apoio das Polícias Civil e Militar de Goiás, o MPGO cumpriu 16 mandados de busca e apreensão na sede das associações, empresas e residências em Goiânia e Trindade. As ordens foram expedidas pela juíza Placidina Pires, da Feitos Relativos a Organizações Criminosas e Lavagem de Capitais.  Após a investigação, o Padre Robson foi denunciado pelo Ministério Público de Goiás.

De acordo com MPGO, o prejuízo para a associação ultrapassou os R$ 100 milhões. O valor deveria ser destinado para a construção da nova basílica, que ainda está em fase inicial de obras, em Trindade (GO).