sexta, 19 de agosto de 2022

NOTÍCIAS

Data: Segunda-feira, 01 de agosto de 2022     Fonte: Por Robson Morais

Jovem que mobilizou as redes com alerta sobre narguilé morre de câncer no pulmão

Nayara Moura, de 25 anos, havia sido curada em 2020, mas novo tumor exigiu recomeço de tratamento
Reprodução

A jovem Nayara Moura, de 25 anos, morreu nesta segunda-feira (1) em decorrência de um câncer no pulmão. Em 2020, ela descobriu a doença causada pelo uso excessivo de narguilé e fazia o tratamento de um segundo tumor. De Tangará da Serra, ela morava em Dourados (MS) e ficou conhecida nas redes sociais por fazer alertas a jovens contra os perigos do fumo.

Nayara havia sido curada em 2020 e chegou a compartilhar a conquista nas redes. Tempos depois, porém, descobriu que o câncer havia retornado em 2021.

Em 2019, contou a jovem, começaram a surgir os primeiros sintomas causados pelo uso do narguilé. Nayara não era fumante, mas admitiu que fazia o uso nas festas e encontros com os amigos.  Com dores no peito, nas costas, tosse, suor noturno e perda de peso, a jovem procurou ajuda médica. Foi, então, constatado um tumor de 12 centímetros no pulmão. Ela foi encaminhada a uma Unidade de Terapia Intensiva e deu início ao primeiro tratamento.

“Hoje eu estou lutando para viver por causa disso, e cara na moral, quando você ouvir que o narguilé lhe faz mal e não der a mínima. Lembre-se de mim que sou a prova viva disso. Tenho câncer no pulmão, com apenas 23 anos, por causa de uma fase da minha vida que eu achava que sabia tudo e que tudo era massa… sabe o que é de fato? É que nunca achamos que vai acontecer com a gente, até acontecer”, disse ainda em 2020, quando superou as primeiras sessões de quimioterapia.

Na página da jovem em uma rede social, a família comunicou a morte aos seguidores: “A família da Nayara vem informar a sua despedida, infelizmente não resistiu ao tratamento e veio a falecer. Desde já agradeço a todos que oraram e pediram a Deus por ela”.