domingo, 10 de dezembro de 2023

NOTÍCIAS

Data: Sexta-feira, 17 de novembro de 2023     Fonte: Só Notícias

Fogo avança na Transpantaneira e biólogo alerta para mais de 1 milhão de hectares atingidos

Só Notícias

Os incêndios que atingem o Pantanal e vem causando destruição da fauna e flora, chegaram a Transpantaneira, principal via de acesso ao bioma mato-grossense. Diversas linhas de combates estão sendo realizadas, porém, o fogo vem se alastrando e se aproximando de pousadas e vilas. O biólogo e diretor do SOS Pantanal, Gustavo Figueirôa, detalhou que além de voluntários, equipes do Corpo de Bombeiros, ICMBIO, Ibama, Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD), e voluntários auxiliam no combate.

“O que a gente vinha alertando e mais temia, infelizmente aconteceu. A enorme linha de fogo que vinha se aproximando da Transpantaneira chegou até a estrada tomando força para o outro lado onde não há linhas de defesas. As brigadas pantaneiras juntamente ao ICMBIO, IBama, GRAD e ao Corpo de Bombeiros estavam atuando em diferentes frentes para que o cenário ficasse ainda pior, porém, devido aos fortes ventos o fogo e a fumaça se espalharam pela região da transpantaneira, chegando a uma vila que abriga pescadores, pousadas e comunidades tradicionais”, detalhou, Gustavo.

“Para proteger as vilas e as pousadas, as brigadas pantaneiras se uniram para enfrentar esse fogo e evitar que ele pulasse para o lado da vila, depois de muito esforço nós conseguimos evitar que o fogo pulasse para pousadas e para as casas”, explicou

O biólogo explica que as equipes continuam na linha de frente para evitar o que o fogo avance para pousadas, onde fica a base das equipes. “Infelizmente entramos em um estado ainda mais crítico desses incêndios, o fogo continua seguindo com força, carbonizando florestas e vidas nesse pantanal que já teve mais de um milhão de hectares consumidos pelas chamas”, concluiu Gustavo Figueirô, através das redes sociais.

Conforme Só Notícias já informou, o governo de Mato Grosso declarou situação de emergência ambiental. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, se reuniu em Mato Grosso com a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, para debater plano de controle.